Páginas

sábado, 16 de fevereiro de 2013

DICAS DO SOMMELIER PEDRO

Vinho Chileno - Caliterra - Carménère Reserva 2010


 
Da união de duas famílias consagradas no Novo Mundo do vinho, os Chadwick e os Mondavi, surgiu a Caliterra em 1996. A zona de Colchagua foi a escolhida para desenvolver este projeto vencedor, onde mais de 1.000 hectares foram adquiridos, na verdade todo um vale imaculado com clima mediterrâneo, abençoado com noites frias e dias iluminados. Em 2004 Chadwick assumiu a participação americana, e com a sua visão empreendedora e orientada à qualidade com sustentabilidade, soube extrair o melhor dos poucos mais de 200 hectares plantados, inclusive em revolucionários vinhedos colinares. Os vinhos “amigos do meio-ambiente” da Caliterra encantam pela precisão técnica, riqueza da fruta, maciez dos taninos e frescor.
    A linha Reserva é um “vinho de entrada” como poucos no mercado, com notável volume de fruta, elegância e madeira usada com inteligência. Assim como nas outras linhas, os brancos provêm de vinhedos em encostas em Curicó, ou em vinhedos próximos às influências frias do Pacífico em Leyda e Casablanca. O Chardonnay 2009 obteve 85 pontos na Wine Spectator e o Cabernet Sauvignon 2009 logrou 88 pontos em Parker.
    Lançamento recente, a linha Bio-Sur é fortemente ligada à terra, aos aromas e sabores naturais fruto da agricultura orgânica e da viticultura sustentável que a Caliterra está a praticar. Uma lição de respeito ao meio-ambiente rico e único de Colchagua. Nota 85 na Wine Spectator para o Carménère 2009, nota 87 na Wine Enthusiast para o Cabernet Sauvignon 2009, e nota 85 também na Wine Enthusiast para o Shiraz 2009.
    A linha Tributo trabalha com a noção de blocos ou vinhedos específicos que melhor expressam sua autenticidade e as castas neles plantadas. Conquistou 90 pontos no Descorchados 2011 o Shiraz 2008, enquanto que o limonado Sauvignon Blanc 2010 obteve 91 pontos no mesmo guia. Em Parker, belíssimos 91 pontos para o Malbec e para o Cabernet Sauvignon, ambos da safra 2008. No Canadá, o Carménère 2008 saiu com 91 pontos na respeitada revista Wine Access, confirmando a qualidade deste vinho que recebeu “Gold Medal / Runner up Best Carménère” no 7º Annual Wines of Chile Awards e também venceu na sua categoria o título de “Mejor Carménère Puro” no concurso “Carménère al Mundo”da “Associación Nacional de Ingenieros Agronomos Enologos de Chile”.



     Como o nome sugere, a linha Tributo Edición Limitada traz lotes especiais, o melhor a cada safra. O Shiraz Cabernet Viognier mostra a potência e exuberância do Novo Mundo, e faturou 91 pontos em Parker na safra de 2006. O Carménère Malbec se revela mais complexo e desafiador, com 90 pontos do Parker, também para o 2006.
    Um dos melhores vinhos “ícones” do Chile, o Cenit surpreende e se diferencia. Seu nome faz referência ao ponto mais alto do céu, analogia aos esforços do time da Caliterra na busca da máxima harmonia. O corte inusitado, que leva 27% de Malbec e 20% de Petit Verdot, garante camadas de frutas, flores e especiarias, além de um alicerce de taninos e frescor para agüentar uma longa guarda. Em maio de 2008, o Cenit 2005 foi colocado à prova numa degustação às cegas ao lado de nomes famosos chilenos como Clos Apalta, Don Melchor e Casa Real. E também ao lado de vinhos consagrados do velho mundo, como o Château Cheval Blanc, Château Haut-Brion, Sorì Tildin, Sassicaia e Vigneto Bellavista Castelo di Ama, entre outros. A degustação aconteceu em Zurique, com sommeliers, críticos e representantes do métier do velho continente. O Cenit bateu todos os seus concorrentes chilenos e foi posicionado em quarto lugar entre os grandes vinhos europeus. Na safra de 2006, o Cenit arrebantou com 93 pontos no Parker, enquanto na vindoura 2007, este novo ícone transandino repetiu o sucesso com 92+ pontos do mais influente crítico de vinhos do mundo.



Vinho chileno - Caliterra - Shiraz Tributo Single Vineyard 
     Ficha Técnica
Classificação Tinto
Uva Syrah, Shiraz, Malbec, Merlot, Cabernet Sauvignon
Produtor Caliterra
País Chile
Regiões Colchagua
Safra 2008
Região Valle de Colchagua - Bloco Sauce
Composição de Castas 90% Syrah, 5% Carménère, 3% Merlot e 2% Cabernet Sauvignon
Amadurecimento 14 meses em barricas de carvalho americano (32%) e francês (68%).
Estimativa de Guarda 6 anos.
Temperatura de Serviço 16-18°C
Premiações mais Relevantes DESCORCHADOS 2011: 90 Pontos
WINE ENTHUSIAST: 88 Pontos
Características Climáticas Clima temperado, marcado por invernos frios e secos, tardes calorosas, com brisas vindas da Cordilheira da Costa, que geram noites frescas e com dilatado período de amadurecimento.
Características do Solo Solos limo-argilosos, com 33% de argila e ótima drenagem. Vinhedos com orientação nordeste-sudoeste e uma inclinação de 2,4º.
Elaboração Colheita manual em parcelas, no ponto ótimo de maturidade. Desengace completo e suave prensagem com posterior início da fermentação em tanques de aço inoxidável, com estrito controle de temperatura à 28ºC e suaves remontagens. Uma parte das uvas foi submetida a uma crio-maceração visando maior extração de cor e de taninos suaves. O vinho foi então trasfegado para o amadurecimento em barricas de carvalho. Clarificação natural por decantação dos sólidos com posterior engarrafamento.
Características Organolépticas Rubi concentrado, com ribetes purpúreos. Muito expressivo com bagas vermelhas maduras, café, especiarias e um traço animal. O passo em boca é marcado pela doçura da fruta muito madura, equilibrada por vibrante frescor. Longo final.
Fechamento Tampa Rosca Não
Graduação Alcoólica 14° GL
Diretrizes Enogastronômicas Paleta de cabrito assada ao forno com especiarias; Javali em úmido; Asado de tira patagónico.
 



Vinho Chileno - Caliterra - Malbec Tributo Single Vineyard 

Ficha Técnica

Classificação Tinto
Uva Malbec, Cabernet Sauvignon, Merlot, Petit Verdot
Produtor Caliterra
País Chile
Regiões Colchagua
Safra 2008
Região Valle de Colchagua - Bloco Espino
Composição de Castas 95% Malbec, 3% Carménère e 2% de Petit Verdot
Amadurecimento 15 meses em barricas de carvalho americano e francês.
Estimativa de Guarda 6 anos.
Temperatura de Serviço 16-18°C
Premiações mais Relevantes PARKER: 91 Pontos
DESCORCHADOS 2011: 88 Pontos
Características Climáticas Clima temperado, marcado por invernos frios e secos, tardes calorosas, com brisas vindas da Cordilheira da Costa, que geram noites frescas e com dilatado período de amadurecimento.
Características do Solo Solos limo-argilosos, com 33% de argila e ótima drenagem. Vinhedos com orientação nordeste-sudoeste e uma inclinação de 5º.
Elaboração Colheita manual em parcelas, no ponto ótimo de maturidade. Desengace completo e suave prensagem com posterior início da fermentação em tanques de aço inoxidável, com estrito controle de temperatura à 28ºC e tempo total de "cuvaison" de 30 dias. O vinho foi então trasfegado para as barricas de carvalho onde ocorreu a malolática e o amadurecimento. Clarificação natural por decantação dos sólidos com posterior engarrafamento.
Características Organolépticas Púrpura profundo. Envolvente no olfato com notas de ameixa seca, moka, frutos secos e violeta. Boca equilibrada, rica em fruta compotada amparada por ótima acidez e taninos amáveis.
Fechamento Tampa Rosca Não
Graduação Alcoólica 14° GL
Diretrizes Enogastronômicas Bife de chorizo mal passado na parrilla; Escalopes de avestruz deglaçados com redução de vinho do porto e cerejas, servidos sobre espinafres salteados; Costeletas de cordeiro em crosta de ervas.

Compartilhe : :

0 comentários:

Postar um comentário

Patrocinio