Páginas

sábado, 14 de setembro de 2013

Whisky Dalmore - O Nascimento de um Whisky Lendário


As raízes da destilaria remontam a 1839. No local somente um moinho em uma fazenda em Alness, às margens do Estreito de Cromarty Firth. Foi quando Sir Alexander Matheson, aplicou sua capacidade empreendedora e iniciou um pequeno negócio, convertendo a fazenda em uma destilaria. Assim nasceu, Dalmore.

Em 1867, a destilaria foi arrendada para a família Mackenzie. Com a lei Crofters de 1886, o Clã finalmente conseguiu adquirir as terras e empregaram em Dalmore, todo o seu conhecimento e experiência na destilação dos whiskies. Também foram diretamente responsáveis pelo emblema icônico que adorna as garrafas até hoje: o cervo.

Diz a lenda que há 750 anos, precisamente em 1263 d.C, um membro da família Mackenzie salvou o Rei Alexander III do ataque de um cervo. Grato, o rei concedeu à família Mackenzie a permissão para utilizar em seu brasão o cervo com chifre de doze pontas e a inscrição: Cuidich N Righ (ajuda ao Rei).

Ainda hoje, todas as garrafas de Dalmore ostentam o emblema icônico, que resgata os valores da família Mackenzie: fidelidade, bravura e coragem.



Destilaria

Dalmore é o termo nórdico para “grande pradaria”, a destilaria localiza-se em um belo local, oposto a Black Isle, na península do Cromarty Firth. Nessa região é cultivada a melhor cevada da Escócia, o é clima ameno e a água utilizada vem do Rio Alness. Juntos esses ingredientes são a base para os whiskies premiados de Dalmore.

Destilação

A Dalmore é umas das únicas destilarias que ainda usam alambiques com topo achatado. São quatro ao total com diferentes tamanhos e formatos, que proporcionam aos whiskies complexidade e personalidade.



The Dalmore 12 Anos Single Malt



Amadurecido por um período inicial de 9 anos em barris de carvalho americano, usado anteriormente com Bourbon, antes de ser cuidadosamente dividido. Metade continua sua maturação por mais 3 anos nas mesmas barricas, a outra metade é transferida para barris especiais de 30 anos, usadas anteriormente pelos vinhos de Jerez Oloroso Matusalém.

Região: Highlands
Tipo: Single Malt 12 anos
Graduação alcoólica: 40%
Volume da garrafa: 700ml

Análise Sensorial
Visual: Dourado âmbar
Olfativa: Frutas cítricas, chocolate , especiarias e café torrado.
Gustativa: Cítrico concentrado, vinho Jerez Oloroso e um toque de fava de baunilha.




The Dalmore 15 Anos Single Malt



O seu tempo de envelhecimento, os seus tipos diferentes de barris e condições climáticas que se encontram, influenciam na qualidade da maturação de um whisky de malte.

Envelhecimento inicial de 13 anos em barris de carvalho americano, usadas em Bourbon, em seguida, é transferido para três diferentes tipos de barris de Jerez – Amoroso, Apostoles e Oloroso Matusalém, onde permanece por mais um ano. Finalmente, para alcançar um nível superior de complexidade, todo o whisky é misturado e transferido para uma pipa de Jerez, por mais um ano.

Região: Highlands
Tipo: Single Malt 15 anos
Graduação alcoólica: 40%
Volume da garrafa: 700ml

Análise Sensorial
Visual: Âmbar
Olfativa: Uvas passas, especiarias e cítrico concentrado.
Gustativa: Macio, sedoso e delicado. Tangerina, baunilha, café e bolo de frutas cristalizadas.



Fonte: Dalmore


Compartilhe : :

Patrocinio