Páginas

Receitas Gourmet


Receita de Robalo à Mediterrâneo com Bottarga 



Ingredientes:
300 g de posta de robalo 
100 g de palmito pupunha
20 g de manteiga 
Bottarga ralada (Ova de Tainha)


Modo de preparo:
Tempere a posta de robalo com sal e pimenta-do-reino. Em uma frigideira,
coloque a manteiga e, logo após, coloque a posta para grelhar até que que
dourada. Reserve. Cozinhe o pupunha em os, com azeite e sal, até que tome a
textura de fetuccine (+ ou - 5 min). Após cozido, montar no prato e sobre o
pupunha, colocar a posta de robalo. Colocar bottarga ralada por cima do robalo
e levar ao forno pré-aquecido (185oC - 200oC). Assar por 3 minutos o prato já
montado, servir em seguida.


Bottarga
Cada vez que você degusta uma bottarga, degusta muito mais que uma iguaria, mas uma tradição milenar que faz de cada peça única e capaz de agregar sabor e so sticação a qualquer receita, bem como transformar qualquer prato em uma obra-prima.
Características como cor, textura, teor de gordura, tempo e processo de cura, produzem sabores complexos e degustações únicas.
Na Itália, é conhecida como "bottarga di muggine" e os franceses a chamam de "boutargue" ou "portargue", versátil, empresta seu sabor único a pratos so sticados, seja como ingrediente principal ou como acabamento em pratos como molhos, arroz, massas e frutos do mar, é capaz de deliciar o gourmet mais exigente.
Então aproveite sua bottarga, pois é um produto artesanal e foi produzida dentro dos mais rigorosos padrões de processos e controle de qualidade.
História
Há séculos, pescadores fenícios descobriram o sabor das ovas da tainha e desenvolveram o que é conhecido como bottarga pelos europeus e karasumi pelos asiáticos. A iguaria atravessou gerações e hoje ganha o respeito de grandes chefs da culinária internacional. Na Europa é conhecida como o Caviar do Mediterrâneo.
Como é produzida?
Através de um processo natural e artesanal, que começa com as ovas de tainha pescadas de forma sustentável no mar de Santa Catarina. Regulada há muitos anos pelo Governo Brasileiro para preservação das espécies, o peixe só pode ser capturado entre maio e junho.
Tradição e benefícios
A bottarga tem alto valor nutricional e é uma rica fonte de proteínas e ômega-3, que estimulam a saúde do corpo e age positivamente sobre o sistema cardiovascular, reforçando o sistema imunológico.
No oriente, especialmente Japão e Taiwan, grandes consumidores desta iguaria, é uma tradição presentear com bottarga em aniversários, casamentos e festas pois simboliza o desejo de boa sorte, prosperidade, fecundidade, felicidade e, por sua cor dourada, riqueza.



Patrocinio